Muito mais do que um acabamento, o rodapé é o detalhe que complementa e, às vezes, transforma a decoração de uma casa. Relevante para a composição visual do ambiente, ele surge como fator estético, dando mais profundidade e elegância ao espaço! Pensando nisso, separamos algumas dicas de rodapé de porcelanato para você utilizar no seu projeto de decoração.
Com as novidades tecnológicas e avanços no setor, ficou mais fácil escolher o modelo perfeito para a residência. A ampla variedade de texturas, alturas e formatos existentes no mercado auxiliam na hora da seleção.

Qual rodapé de porcelanato escolher?

De acabamento retificado ou bold, os rodapés podem ser encontrados em diversos tamanhos, como 10×60 cm, 15×60 cm, 15×90 cm, 20×120 cm e 15×120 cm.
Para quem não quer errar, combinar o rodapé com a soleira e a cor das portas é sempre uma alternativa segura. O material, entretanto, não precisa ser o mesmo. Basta que as tonalidades combinem. É preciso ressaltar que, se houver um contraste muito alto entre a parede e o rodapé, o pé-direito pode ficar com um visual achatado.
Quanto à altura ideal, também é preciso ficar atento ao pé direito da casa. Se for baixo, opte por rodapés de 7 ou 10 cm de altura, pois eles darão a sensação de que o pé direito é mais alto. Se for baixo, use rodapés de 15 ou 20 cm, que vão trazer elegância e equilíbrio ao ambiente.
Com relação ao acabamento, existe um tipo especial para cada estilo decorativo. Os retos correspondem a um estilo moderno e os modelos mais trabalhados remetem ao clássico, enquanto que os mais altos são ideais para uma decoração contemporânea.

Rodapés de porcelanato que reproduzem as texturas encontradas na natureza

 Além de ser de fácil manutenção, fino e poder ser usado em áreas secas ou molhadas, o rodapé de porcelanato garante um toque refinado ao projeto. Os modelos de porcelanato que reproduzem pedras, como o mármore, por exemplo, ainda oferecem praticidade e sofisticação ao ambiente.
Apostar no contraste também é válido. Usar o rodapé de porcelanato inspirado na madeira em pisos revestidos com peças frias – mármore e pedras em geral – também é uma proposta válida e bonita.

Rodapés amadeirados

Os rodapés de madeira são uma maneira excelente poupar árvores e ainda trazer a natureza para dentro de casa. Com diversas espécies e histórias, os porcelanatos amadeirados inspiram uma decoração aconchegante, repleta de significado.

Rodapés marmorizados

Além de serem muito resistentes, suportarem a umidade e não serem atacados por cupins, os rodapés de porcelanato podem deixar o orçamento muito mais em conta, substituindo materiais nobres com a mesma elegância e beleza, como é o caso do mármore.
Os rodapés marmorizados, representam com perfeição esse que é o mais clássico dos materiais. Sendo ideal para ambientes que prezam pela classe e pelo luxo da decoração.

Principais vantagens e diferenciais do rodapé de porcelanato

– Melhor acabamento do piso com a parede;
– Maior durabilidade em relação a outros materiais;
– Sem manutenção
– Protege a parede do impacto durante a limpeza ou movimentações dos móveis;
– Superfície impermeável, maior limpabilidade e não risca.

Continue acompanhando o nosso blog e se aprofunde no universo do porcelanato.
Até a próxima!

 

Fonte: Portobello

Comentários