No momento da aquisição de um imóvel novo ou mesmo durante a reforma, a escolha dos itens para a decoração torna-se uma tarefa muito difícil. A composição dos ambientes precisa ser bem estudada para que o projeto acompanhe as tendências, sem deixar de ter personalidade. Mas e na hora de revestir a parede e o piso, como escolher o melhor modelo de porcelanato?

Para auxiliar você nessa decisão, separamos dicas preciosas. A primeira delas, considerada essencial, é a definição do espaço que você vai decorar. Isso é importante porque, para cada ambiente, há uma versão específica de porcelanato, além dos tipos que podem reproduzir a madeira, o mármore, as pedras ou o cimento.

A função que o porcelanato vai ter na decoração é importante. Você precisa decidir se ele será a estrela ou não. Mesmo assim, ele tem um papel fundamental para a harmonização do projeto.

Leve em conta o tamanho e a utilidade dos cômodos

Se forem pequenos, o que é comum nas novas construções, prefira porcelanatos menores. Para evitar o corte e desperdício das peças.

Pensando na segurança dos moradores, também é preciso se atentar a função do cômodo. No caso das áreas molhadas, como banheiros e bordas de piscina, é preciso ficar atento às siglas e escolher opções antiderrapantes.

Para o banheiro, que geralmente é o local com mais umidade, os porcelanatos esmaltados e os que reproduzem as pastilhas são os melhores. Para evitar o mofo e o bolor, deixe sempre o local bem arejado.

A cozinha pede um revestimento mais resistente. Como passou a ser um dos locais mais requisitados da casa, onde se reúnem amigos e familiares, o fluxo de pessoas é maior. Para o chão escolha o porcelanato esmaltado. Fácil de instalar e limpar.00

Modelos de porcelanatos

Para facilitar a escolha do melhor revestimento, é preciso conhecer todos os modelos disponibilizados pela Dicasa, tanto para as áreas externas quanto internas.

Polidos

É um porcelanato que após ter a massa pronta recebe um polimento e uma camada protetora. O modelo é extremamente liso por isso use apenas em áreas secas.

Esmaltados

Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima com o desenho desejado. Pode ser liso ou áspero, brilhante ou mate.

Struturato

Perfeito para áreas como sauna, garagens, box de banheiro, por ter uma superfície levemente abrasiva.

Natural

Indicado para áreas comerciais e residenciais, este porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio.

Acetinado

Possui leve brilho acetinado.

Lapado

Reproduz o brilho de pedras naturais.

EXT

Com superfície abrasiva esse modelo é indicado para áreas que tenham frequente contato com água.

Porcelanatos que reproduzem a madeira

Se a meta é oferecer um estilo rústico opte pelos modelos de porcelanato que reproduzam a madeira. O piso é apresentado em grandes formatos o que confere um ar de simplicidade e elegância ao lar. Perfeitos também para a sala e quarto.

A área externa precisa de segurança em primeiro lugar. Mas nem por isso esse ambiente precisa ficar com aquele aspecto feio. Invista em revestimentos que reproduzam as pedras e o concreto.

Se você curtiu as nossas dicas ou ficou com alguma dúvida com relação a como escolher o melhor modelo de porcelanato, deixe o seu comentário.

Até mais!

 

Fonte: Portobello

Comentários